10 Passos para se tornar um Solopreneur de Sucesso

No mundo de hoje, a solopreneurship (Empreendedor Solo) é um caminho cada vez mais viável para muitos. Para futuros empreendedores, tornar-se um solopreneur é o caminho para uma vida mais gratificante em termos de flexibilidade, liberdade e controle sobre seu próprio destino.

No entanto, nem tudo são arco-íris e unicórnios.

A realidade é que ser solopreneur significa aprender a sobreviver no que pode ser um ambiente incrivelmente desafiador. Ir como empresário solo envolve eliminar graciosamente uma série de obstáculos complicados sem cair ao longo do caminho. Relacionado: Quiz – Você tem o que é preciso para ser seu próprio chefe? 10 passos para se tornar um solopreneur Nesta peça, explicaremos o que é um solopreneur e examinaremos as etapas principais, em três estágios gerais, pelos quais os solopreneurs precisam passar para prosperar a longo prazo. Aceite uma ideia de negócio. Faça sua pesquisa. Dê um nome a ele. Pratique e teste sua ideia. Estabeleça um orçamento. Comece a construir sua marca. Crie uma presença online. Rede com outras pessoas. Considere automação. Lembre-se de seus limites. Vamos mergulhar!

1. Torne-se oficial

Só porque você será a única pessoa responsável por seus negócios não significa que você não precisa ser oficial. De fato, é muito importante que, como solopreneur, você configure a estrutura organizacional adequada. A maioria dos solopreneurs optará por estabelecer uma LLC (ou uma empresa de responsabilidade limitada). Esta é a melhor opção para a maioria dos solopreneurs. Isso o protegerá de certas responsabilidades inerentes à administração de uma empresa (de qualquer tamanho) e removerá qualquer pressão financeira desnecessária. Você usará sua LLC para conduzir todos os seus negócios, financeiros e outros, e solicitará impostos federais e estaduais usando-a. Como LLC, você não apenas receberá proteções legais, mas também poderá aproveitar alguns incentivos fiscais da propriedade de uma empresa.

2. Crie uma programação que funcione para você

Um dos aspectos mais atraentes de ser um solopreneur é que você tem a liberdade de fazer completamente sua própria programação. Não há funcionários que possam confiar em você para obter ajuda e orientação durante um dia de trabalho tradicional das 9 às 5, e é provável que o trabalho que você faz não seja limitado pelo horário comercial “normal”. Como tal, é importante que você tire proveito dessa liberdade e encontre uma programação que funcione para você. Se você é uma coruja da noite, não tenha medo de dormir mais tarde do que a maioria e comece seu trabalho à noite. Se você é melhor de manhã, pode fazer o contrário. Se você quiser decolar na quarta-feira, poderá fazê-lo sem medo de ficar para trás. Você também pode organizar sua programação para o que funciona melhor para sua família, se você tiver uma. Se precisar pegar seus filhos na escola, você pode (e deve) fazer isso.

3. Automatize o que puder

Um dos principais desafios de ser um solopreneur é que você não terá pessoas na equipe para ajudá-lo nas tarefas mundanas. Por isso, é importante que você tente automatizar o maior número possível de tarefas, para poder se concentrar nos aspectos mais importantes da sua empresa. Hoje, a tecnologia tornou mais fácil do que nunca automatizar coisas como marketing, classificação de e-mails e envio de faturas. Ao integrar o maior número possível de ferramentas de automação, você estará se libertando para ser mais produtivo.

4. Não tenha medo de terceirizar

Só porque você é um solopreneur não significa que você não deve gastar dinheiro terceirizando certos aspectos de seus negócios. De fato, fazer isso é uma das maneiras mais eficazes de impulsionar seus negócios. Quando sua empresa atingir um nível em que está se tornando mais do que você pode controlar por conta própria, considere contratar contratados ou freelancers para ajudá-lo em coisas como: Marketing (escrevendo blogs e postagens em mídias sociais) Contabilidade (equilibrar seus livros e preparar documentos fiscais) Faturamento (criação de faturas e cobrança de dinheiro) O dinheiro que você gasta com os empreiteiros geralmente resulta em um retorno muito positivo do investimento.

5. Estabelecer parcerias com outros solopreneurs

Talvez as únicas pessoas que realmente possam entender tudo o que se passa a ser um solopreneur sejam outros solopreneurs. Estabelecer uma conexão com outras pessoas como você pode ser uma ótima maneira de fornecer perspectiva e insight. Além disso, você poderá estabelecer um relacionamento profissional mutuamente benéfico com outro solopreneur. Por exemplo, se você é escritor, talvez possa trocar suas habilidades com um contador. Você pode lidar com a redação do blog do contador, por exemplo, enquanto ele lida com seus livros.

6. Defina metas específicas e torne-as visíveis:

Quando você trabalha para outra pessoa ou está administrando uma empresa com funcionários, é fácil definir metas e responsabilizar a equipe. Hoje em dia, a maioria dos escritórios tradicionais ainda possui quadros brancos em salas que descrevem esses objetivos e, em seguida, atualizam o progresso para alcançá-los. Como solopreneur, é fácil definir metas, mas pode ser difícil se responsabilizar por elas. Uma maneira de combater isso é operar como se você estivesse em um ambiente de escritório tradicional. Uma boa recomendação é estabelecer metas específicas para si mesmo diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. Escreva explicitamente esses objetivos em um bloco de papel ou em um quadro branco pendurado próximo à sua mesa. Em seguida, atualize seu progresso para alcançar todos esses objetivos. Ter essas metas escritas tornará mais fácil para você ver seu progresso e se responsabilizar.

7. Crie uma lista de tarefas e priorize suas tarefas

Como você lida com todos os aspectos da sua empresa como um solopreneur, pode ser fácil ficar sobrecarregado com tudo o que você precisa fazer – e passar de uma tarefa para outra de maneira aleatória. Uma maneira de impedir que isso aconteça é criar uma Lista de tarefas, focar uma coisa de cada vez e priorizar suas tarefas. Isso é algo que você deve fazer todos os dias. Não importa em que horas você estará trabalhando naquele dia, faça uma lista de prioridades para cada tarefa que você precisa realizar e depois trabalhe de cima para baixo. Tudo o que você não conseguir naquele dia pode ser movido para o topo da lista no dia seguinte.

8. Encontre o financiamento certo quando precisar

Como solopreneur, você é responsável por todos os aspectos do seu negócio. Mas quando precisar de ajuda financeira, verifique se você tem o credor certo a quem recorrer. De fato, como solopreneur, a obtenção de um empréstimo comercial pode ser uma das melhores maneiras de impulsionar seus negócios. Só porque você está voando sozinho, não significa que você deve seguir sozinho: quando você precisa garantir financiamento para ajudar seus negócios, o Caminho Financial pode ser um dos seus melhores recursos. Ajudamos a apoiar solopreneurs além de apenas empréstimos simples. Fornecemos aos solopreneurs assistência pessoal, ferramentas educacionais e recursos

9. Comercialize-se o máximo que puder

O marketing é fundamental para qualquer empresa, mas é especialmente importante quando você é um solopreneur. Como você não terá ninguém ajudando você a fazer isso (pelo menos, nenhum funcionário da equipe), o ônus estará em você para divulgar. Algumas das maneiras mais eficazes de fazer isso são por meios digitais, como criar um bom site, escrever um blog e anunciar seus serviços nas mídias sociais e nos mecanismos de busca. Não pare por aí, no entanto. Diversifique seus esforços de marketing. Estabeleça conexões comerciais com outras pessoas do seu setor. Participe de uma organização profissional. 10. Mude seu ambiente Como você não está vinculado a um escritório com uma equipe de funcionários, poderá trabalhar a partir de onde quiser. Embora o local mais lógico para isso seja um escritório em casa, também é ótimo mudar de cenário de vez em quando. Você sente vontade de estar perto de outras pessoas em um ambiente inspirador? Vá ao seu café local. Está um dia bonito lá fora? Dirija-se de volta ou para um parque local. Criar um novo ambiente pode ser uma ótima maneira de reunir inspiração se você bater em uma parede.

 Últimas palavras

Ser um solopreneur pode ser uma experiência muito gratificante. Além de ter a capacidade de tomar todas as decisões e colher todos os benefícios, você poderá fazer seu próprio cronograma, assumir os projetos que deseja e pavimentar seu próprio caminho. Seguindo essas 10 dicas acima, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso como solopreneur. Para obter mais dicas, recursos e informações, leia este artigo em 15 dicas para mulheres empreendedoras. Seja você homem ou mulher, você poderá obter dicas para ajudá-lo a ter sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *